História

Colar Acadêmico,
utilizado em sessões solenes desde 2007

História

A ACADIL foi criada em 27 de julho de 1992 por um grupo de escritores de Itu. A posse dos 28 fundadores se deu em 14 de novembro daquele ano. Ao completar quinze anos, o número de acadêmicos foi ampliado para 32. Hoje são 40 Cadeiras. Seus patronos são escritores, todos falecidos, ligados à história literária de Itu.
Desde a fundação, a Academia Ituana de Letras tem realizado sessões solenes de Elogio ao Patrono, conferências e palestras, concursos e lançamento de livros dos associados.
Em 1999 lançou o primeiro número da Revista da ACADIL, periódico anual que reúne artigos científicos, crônicas, contos e poemas, além das efemérides da associação.
Ocupa-se de lembrar a memória de seus patronos e fundadores, sobretudo em datas comemorativas.
Como resultado da celebração do centenário de nascimento do Acadêmico Ermelindo Maffei, o advogado dos pobres, entre 2008 e 2018 entregou a Medalha da Solidariedade Dr. Ermelindo Maffei a entidades que se destacam em ações de cidadania junto à comunidade.
Participou da realização de encontros de literatura regional com outras associações congêneres, discutindo o linguajar caipira, a poesia parnasiana e a obra modernista. Em 2010 celebrou os 400 anos de fundação de Itu com publicações e homenagens.
Desde 2012 lança bienalmente a publicação “Itu, presenças ilustres”, que já registrou cerca de 120 crônicas biográficas de quem fez história em Itu no século XX. Também bienal é a edição do livro Pirilampos, reunindo matéria literária dos associados.
A ACADIL se reúne mensalmente, no segundo sábado, às 10h.
Em 2018 a ACADIL completou seu Jubileu de Prata com diversas celebrações, publicações e a criação das últimas oito Cadeiras que serão ocupadas nos próximos anos. Os novos patronos são: Prof. Arlindo Veiga dos Santos, Capitão Bento Dias Pacheco, Dr. Augusto Cesar de Barros Cruz; Mons. Ezequias Galvão da Fontoura; Maria José de Toledo Piza; Nelson Werneck Sodré; Octávio Ianni; Padre Raphael Maria Galanti.

Entre em contato

Endereços para correspondência
Praça D. Pedro I, 14, centro, Itu (SP) CEP: 13300-179

E-mail – acadil.itu@gmail.com